Buscar
  • Revista EiS

Em Portugal também se samba direitinho!


Como enviada especial para apresentar o samba e o carnaval da Europa, estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas bem especiais e possibilitar que elas abram seus corações e suas memórias para compartilharem o que viram, ouviram e o que fizeram em suas cidades e países em nome da paixão pelo samba e da vontade de também fazer Carnaval. Hoje, apresento para vocês Antonio Guerreiro, conhecido como o “Embaixador do Samba” em Portugal.

Antonio Guerreiro no carnaval do Rio - Desfile da GRES União da Ilha do Governador

Antonio me contou que desde 1987 acompanha os eventos de carnaval em Portugal, sua vontade de compartilhar sua paixão levou-o a ser pioneiro na criação de um veículo de comunicação que tratasse de tudo relacionado ao samba e ao carnaval. Sendo responsável por disseminar informação e conhecimento não apenas dentro de seu país, mas também inovando com a importação de notícias sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, onde morou por 3 anos e viveu a experiência de desfilar em escolas de samba, dentre elas, a irreverente (no bom sentido do adjetivo) União da Ilha do Governador. Hoje, é bem fácil fazer esse intercâmbio de informações e conexão entre as pessoas, afinal temos tantas ferramentas à nossa disposição, agora, imaginem conseguir produzir conteúdo em uma época onde não se podia contar com youtube, facebook, instagram, whatsApp etc. Pois bem, nosso amigo, já o chamo assim porque ao ouvir sua voz durante a entrevista percebi o quanto ele é apaixonado por todo o universo que permeia as escolas de samba e isso pra mim já vale três graus na escala de consideração de amizade (risos), conseguiu produzir e construir história e memória sobre o Carnaval em Portugal.

Atualmente, ele faz parte da Associação Cultural Escola de Samba Vai Quem Quer e é responsável pela criação do Troféu Nacional de Samba de Enredo. Antonio Guerreiro entra em contato com pessoas do Rio de Janeiro que possuem know-how no assunto e realiza a votação para eleger o melhor samba de enredo do ano. Desta forma reconhece, homenageia e incentiva os compositores locais.

Em Portugal, hoje, existem aproximadamente 25 escolas de samba espalhadas pelas Vilas, cujos desfiles acontecem na mesma data dos desfiles do Rio de Janeiro. E mesmo com o frio do inverno europeu é possível ver os componentes das escolas de samba trajando pouca roupa. Nem me atrevo a imaginar (risos), mas tiro o chapéu para mais esse país que se apaixonou pelo samba e decidiu botar na rua as suas próprias escolas, expressando sua criatividade e alegria em uma festa animada e com um detalhe extra que faz com que o clima de samba e carnaval se estenda até Julho, mês em que acontece o desfile na cidade de Estarreja. A escola vencedora de cada cidade faz sua apresentação para então decidir qual delas receberá o Título de Campeã Nacional. É festa de Fevereiro a Julho! Para saber mais sobre o carnaval em terras portuguesas e quem sabe se programar para fazer uma visita e curtir de pertinho, acesse o blog : http://antonioguerreiro2.wixsite.com/samba-em-portugal Flávia Abreu – Correspondente Internacional


173 visualizações