Buscar
  • Revista EiS

Finlândia – a terra onde Papai Noel cai no samba


Acabou de passar o Natal e eu fiquei sabendo que até na terra do Papai Noel tem muito samba. Pra falar a verdade, o samba já é bem antigo por lá, tendo se organizado com estruturas de associações (escolas de samba) há mais de 25 anos. O entrevistado que me falou bastante coisa a respeito do carnaval finlandês tem uma carreira de sambista de pelo menos uns 26 anos e participou do primeiro desfile de Carnaval ocorrido em 1991 na Cidade de Helsink– Capital da Finlândia. O simpatisíssimo Harri, não poupou detalhes para descrever “como é gostoso cair no samba” e como as escolas de samba da Finlândia, depois das de Portugal são as mais parecidas com uma agremiação do Brasil, porque contam com bateria, comissão de frente, passistas, ala de baianas, alas e até carro alegórico.

Bateria Império do Papagaio 2014 - Fantasia Rei Pelé (Fonte: Facebook Helsink Samba Carnival)

Harri tocando com a bateria do Império do Papagaio (Fonte: Foto enviada por Harri)

Depois de viajar ao Rio duas vezes e ter visto o carnaval na Cidade Maravilhosa, Harri conclui que o samba na Finlândia é um milagre, porque eles desenvolvem tudo por conta própria! Eles quase não recebem visitas de profissionais do samba para organizarem workshop de música e/ou dança, como acontece em outros países da Europa e a presença da comunidade brasileira nas escolas é quase zero. Mesmo assim, os finlandeses fazem samba (aprendendo muita coisa via internet), desenvolveram suas escolas e também organizam um festival durante o verão europeu, incluindo algumas inovações para que os dias de folia sejam de intensa criatividade e muito bem aproveitados. Existem hoje 7 escolas de samba na Finlândia e uma das mais ativas é a Império do Papagaio, que este ano teve seu enredo falando sobre os Jogos Olímpicos e só como informação adicional: ano passado o enredo foi sobre o Funk, o que deve ter sido um baile só! (risos). Com uma estrutura organizada, a escola realiza ensaios, possui quadra e alguns meses antes do carnaval eles alugam um espaço que se transforma em uma espécie de mini Cidade do Samba, onde são feitas as alegorias. Uma semana antes do Carnaval Oficial, a Império do Papagaio participa de um evento que pode ser considerado um ensaio técnico, pois eles fazem ajustes para o grande dia. Sem medo de ser feliz, os finlandeses se jogam na folia desenvolvendo novos enredos todos os anos, com competição de samba enredo – que é cantado em Finlandês, porque a ideia é que o povo de lá entenda tudo – e durante a apresentação no dia do desfile são avaliados os quesitos: bateria, samba enredo, mestre-sala e porta-bandeira, entre outros.

Quadra do Império do Papagaio (Fonte: Foto enviada por Henri)

O Carnaval em Helsink geralmente acontece no meio do mês de Junho e segue a seguinte programação: na sexta-feira é a abertura das festividades com “Noite da Fantasia”, uma competição que elege a melhor da noite; no sábado à tarde acontecem os desfiles, mas antes tem um um “esquenta”, em frente a Catedral na Praça do Senado pra todo mundo entrar no clima do samba; e pra terminar os dias de folia com chave de ouro, é realizado um baile de carnaval onde toca música popular brasileira e as escolas fazem seus shows já de forma descontraída só pra relaxar.

Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira GRES Império do Papagaio (Fonte Facebook do GRES Império do Papagaio)

Não deixando nada a desejar no quesito de como organizar um carnaval, a apuração acontece na quarta-feira seguinte aos desfiles e todo mundo vai para a quadra aguardar o resultado. É uma verdadeira confraternização com direito a reprise dos melhores momentos, porque enquanto aguardam a apuração que sai lá pelas 8h da noite, o povo toma cerveja e assiste vídeos que exibem os desfiles. Eles aproveitam para ver onde é possível evoluir e fazer uma apresentação cada vez melhor para o seu público que segundo as estatísticas da polícia local, já reuniu aproximadamente 300 mil espectadores. Para terminar, eu preciso contar para vocês que o Helsink Samba Carnival já tem data certa para 2017 e que tudo isso é super bem organizado pela ASSF - Associação de Escolas de Samba da Finlândia.

Banner Helsink Samba Carnival 2017 (Fonte: Facebook Helsink Samba Carnival

Quer saber mais? Acesse o site www.samba.fi e curti a página Helsinki Samba Carnival , você poderá mergulhar nesse universo milagroso (risos) do samba finlandes, se divertir e se encantar com a força de vontade deles de fazer carnaval, cantar e dançar samba com um jeitinho de quem faz samba só porque prefere! Flávia Abreu – Correspondente Internacional


0 visualização