Buscar
  • Explosão In Samba

A Grave Crise do Carnaval




A cada semana, a cada papo com gente graúda do carnaval, fica mais evidente que as chances de termos desfile das Escolas de Samba em fevereiro de 2021 são praticamente nulas. Nenhum dos entes envolvidos -Escolas, TV Globo - se dispõe a colocar o "bloco na rua" sem que haja uma vacina contra o vírus. E ainda bem que pensem assim. Não cito a prefeitura, porque essa ignora o carnaval na figura do pastor e dublê de alcaide municipal.

Mas alguns aspectos precisam ser pensados e debatidos diante dessa realidade. A precária situação financeira das Escolas, sem condições de realizar seus eventos, sem antecipação das cotas da TV por conta da incerteza de realizar o desfile, é preocupante. Algumas agremiações não conseguem mais honrar compromissos com fornecedores e funcionários.

Esta semana, a LIESA, deve anunciar uma ajuda às Escolas, mas que não deve ser suficiente para àquelas que não têm um patrono ou uma ajuda externa.

Sendo o carnaval um dos grandes pilares na arrecadação de impostos, gerador de empregos diretos e indiretos e indutor na política cultural, de turismo, prevê-se uma tragédia na cadeia produtiva que se move por conta do carnaval.

Em período pré eleitoral, urge que os postulantes ao cargo de prefeito atentem para importância dessa cadeia produtiva para a Cidade e tenham planos para recuperá-la e torná-la perene e protegida de aventureiros mal intencionados que atentem contra ela no futuro.

NO RADAR

A coluna lamenta e se solidariza com a família, amigos e comunidade salgueirense pela perda inesperada do querido Marcelo Montero, ex-Vice presidente e Grande Benemérito do Acadêmicos do Salgueiro, ocorrido na última semana.


Owerlack Junior


31 visualizações