© 2016 Revista Explosão in Samba | Criado por Faccilite

Sandro Avelar - A história de um menino que sonhava ser mestre sala

27.12.2016

                                                                           Diretor do conselho deliberativo da Liesb, Sandro Avelar

 

 

 

Filho de seu Sidney e dona Cristina, torcedor apaixonado pelo Império Serrano e Unidos de Bangu, botafoguense e torcedor ilustre do time do Bangu, , neto de presidente do Império Serrano, esse menino sonhava em ser mestre sala e um dia poder defender o pavilhão de sua escola de coração. Ainda muito jovem, o menino chegou lá, mas não parou por aí, foi presidente de escola de samba aos 21 anos, hoje é o maior articulador do carnaval da Intendente Magalhães e na vida pessoal encontrou seu porto seguro nos braços de sua esposa Rosana que lhe dará seu primeiro filho em 2017. Saibam um pouco mais da trajetória desse jovem polêmico, de personalidade forte e acima de tudo, um conciliador que busca sempre o entendimento de todas as partes em busca da vitória de nosso carnaval, esse é Sandro Avelar.

 

2017 ainda nem chegou, mas já reserva para Sandro um grande presente, que é seu primeiro filho. Sua esposa Rosana, nos contou como conheceu Sandro, da felicidade de estar gerando um filho dele e de suas qualidades e seus defeitos:

 

"Eu conheci o Sandro na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, mas não era samba, era um show de pagode e logo depois começamos a namorar e hoje estou muito feliz de ser esposa dele e pode estar gerando um filho nosso. Sandro é pavio curto às vezes, mas tem um coração enorme." Disse Rosana Avelar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sandro Avelar tem uma personalidade muito forte, não tem meias palavras, procura sempre o diálogo e sempre alcança seus objetivos. Adquiriu nesses anos muitos amigos e como todo líder sofreu algumas críticas em certos momentos que tomou algumas decisões ou que esteve a frente de alguma situação, mas mesmo os mais críticos reconhecem a sua liderança e o seu poder de construir e realizar:

 

 

"Eu sempre ouvi falar do Sandro como mestre sala, mas na época não tinha contato pessoal com ele. Só passei a conviver com ele, quando foi presidente da liga e eu voltei para o Arame e pela proximidade entre agremiação e liga, acabamos nos aproximando. Eu trabalhei com ele na Unidos de Bangu, não tenho nada de negativo para falar dele, que cumpriu a parte que lhe cabia enquanto eu cumpri com a minha parte. Cheguei a citar o nome dele em um episódio logo após o resultado dos desfiles do carnaval passado, mas já conversamos e ficou tudo bem e agora com a junção das ligas vamos trabalhar em conjunto." Disse Nino Smith, presidente do conselho do Gres Império Ricardense.

 

 

 

 

 

 

 

 

A presidente do Gres Acadêmicos de Vigário Geral, Elizabeth da Cunha (Betinha), também falou sobre Sandro Avelar, com muito carinho e admiração:

 

 

"Eu conheci o Sandro assim que me tornei presidente da Vigário Geral em 2009 e um ano depois o Sandro se tornou presidente do Império da Praça Seca, o mais novo presidente da associação.

Eu e Sandro sempre nos demos muito bem, ele muito jovem querendo aprender, sempre muito agradável. Algum tempo depois ele se tornou presidente da associação e nosso relacionamento sempre foi muito amigável e sempre o respeitei muito como presidente. Sandro é um cara "cabeça", um grande articulador, que tem a estrela maior com todo respeito ao nosso presidente Heitor. Hoje Sandro é uma grande potência, que foi subindo degrau a degrau, sem pisar em ninguém e sempre com muita humildade. Sandro é uma pessoa que eu admiro, torço e tenho como grande amigo. Disse, visivelmente emocionada, a presidente Betinha.

 

 

 

 

Sandro Avelar fez grandes amizades no samba, mas tem alguns especiais e um desses, que sempre fala com muito carinho, admiração e afeto, é Marcelo Gonçalves. Em alguns momentos o chama de líder, comandante, chefe e até capo, mas amigo é o que parece soar melhor entre eles dois:

 

 

 

"Eu conheci Sandro Avelar através de um amigo em comum, que é o Gustavo Barros, visando o projeto da nova Unidos da Ponte. Sandro é um grande amigo, um cara que tem muita firmeza na palavra dada e sempre honra seus compromissos. é difícil citar um defeito desse grande irmão que a vida me deu, mas se tiver que citar alguma coisa, eu diria que é o fato de estar sempre pronto para perdoar, até as pessoas que não merecem." Disse Marcelo

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o presidente da Rosa de Ouro, Hélio José (Julinho), Sandro é um predestinado:

 

 

 

"Deus apontou para o Sandro e disse: Esse é o cara.

Sandro tem carisma, é inteligente, muito bem entrosado no mundo do samba, sabe chegar em qualquer lugar, sabe lidar com as pessoas e acima de tudo é um homem de palavra." Disse Julinho.

 

 

 

 

 

O presidente Vadão também não poupou elogios ao menino que sonhava ser mestre sala e se tornou um grande articulador do samba:

 

 

 

"Eu vejo o Sandro Avelar como uma pessoa muito correta para o nosso carnaval e espero que Deus continue dando sabedoria, para ele comandar o espetáculo do nosso carnaval." Disse o presidente Vadão.

 

 

 

 

Mesmo com tantos depoimentos enaltecendo as qualidades desse jovem, que teve seu sonho realizado, brilhou por alguns anos bailando pelas quadras da escolas de samba, se tornou o mandatário mais jovem de uma escola de samba do Rio de Janeiro, presidiu uma liga de escola de samba do grupo de acesso do carnaval carioca e hoje atua politicamente, com o intuito de unir todas as instituições responsáveis pela realização do carnaval das escolas dos grupos de acesso B,C,D e E, Sandro não se considera uma pessoa poderosa e sim um articulador:

 

 

 

"Sou muito feliz por ter realizado meu sonho de ter sido mestre sala, agradeço à Deus por tantas amizades que fiz no samba, agradeço as palavras de carinho que tantas lideranças do carnaval teceram a minha pessoa, mas em nenhum momento me senti como uma pessoa poderosa, sou apenas uma pessoa que tem uma liderança natural e uso isso para tentar juntar forças e melhorar cada vez mais o nosso carnaval. 2017 será um ano de afirmação da Liesb e na minha vida pessoal, um ano muito feliz com o nascimento do meu primeiro filho." Sintetizou Sandro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload