© 2016 Revista Explosão in Samba | Criado por Faccilite

INTERNATIONAL SAMBA CONGRESS – Na terra do cinema fazendo o povo sambar

03.06.2017

 

 

Um sonho que começou há alguns anos atrás, impulsionado pela ardente paixão pelo samba e que finalmente se realizou. Essa é a melhor maneira de descrever os três dias de evento que aconteceu nos EUA. Ana Laidley que já vive nos EUA há 25 anos encontrou pela internet Patrick Carvalho e sua esposa Adriana Lima (In Memoriam) por conta de seu interesse pelo samba – estilo malandro. Em um desses desencontros da vida, Patrick e Adriana não puderam apresentar-se em Los Angeles em virtude da agenda que já tinham e em seu lugar indicaram Rodrigo Marques. Rodrigo, que pertence a Cia de Carlinhos de Jesus, encontrou em Ana uma alma irmã no amor pela dança e luta pela cultura brasileira.

 

                                           Rodrigo Marques, Aninha Malandro e Patrick Carvalho Foto: Gia Trovella

 

 

Quando finalmente, há aproximadamente 6 anos atrás Patrick, Adriana e Ana se encontraram tiveram a certeza de que nada acontece por acaso. Surgiu ali, o desejo de realizar um congresso voltado para o samba. O que eles não imaginavam é que Adriana viria a falecer e este sonho ficaria adormecido por algum tempo até que ano passado ele saiu do papel e entrou em cena como “INTERNATIONAL SAMBA CONGRESS”. Ana, filha de Carlinhos do Pandeiro de Ouro, tem no DNA a paixão e o talento para o samba. Patrick Carvalho e Rodrigo Marques que são conhecidos no Rio de Janeiro por idealizar e realizar o mega evento Gafieira Brasil, além de reconhecidamente excelentes coreógrafos e dançarinos se uniram e fizeram de Los Angeles o palco deste encontro que já entrou para a história como o maior evento de samba das Américas. O Congresso não foi apenas um evento onde foi possível ter aulas de samba no pé, mas foi um encontro de profissionais de diversas partes do mundo que compareceram no evento para ensinar não apenas suas técnicas, e, sim seus segredos. Houve troca de conhecimento entre diversos professores das mais variadas vertentes de samba e inclusive técnicas de outros ritmos brasileiros que ajudam na preparação física para que o participante pudesse se envolver e conhecer de forma mais profunda o que é de fato o samba no Brasil. Tendo a oportunidade de entender como os ritmos se conversam e estão conectados dentro deste mosaico rico de arte que é a cultura brasileira.

 

                                      Aula de Samba de Malandro com Pablo Guerreiro - Foto: Flávia Abreu

 

 

Em entrevista anterior, Ana que é Doutora em Psicologia e desenvolveu sua tese sobre “ O Poder de Cura do Samba” falou sobre ter sentido um chamado, quase uma missão de levar a bandeira do samba e intelectualizá-lo para assim difundi-lo ao maior número de pessoas possível. Eles decidiram também que a Competição que aconteceria no Congresso se chamaria Adriana Lima em homenagem a primeira mulher a dançar estilo malandro. O que também foi uma inovação porque a competição que contou com 10 participantes foi a primeira do gênero.

 

                                       Primeira Competição de Samba de Malandro Feminino - Foto: Flávia Abreu

 

 

E foi assim que durante os dias 19, 20 e 21 de Maio aconteceu com a participação de aproximadamente 200 inscritos e 42 profissionais, o International Samba Congress. O evento superou todas as expectativas tanto de quem participou das aulas quanto de quem as ministrou. A lista de nomes envolvidas neste projeto é extensa e de arrepiar por reunir tamanho talento, dedicação, paixão e entrega pela arte que produzem. É possível conhecer quem são estes profissionais acessando o link (www.internationalsambacongress.com). E pelo grandioso sucesso, os organizadores Ana Radley ou Aninha Malandro como é mais conhecida, Patrick Carvalho e Rodrigo Marques decidiram que o Rio de Janeiro será a segunda casa deste espetáculo que já tem programação divulgada (vídeo abaixo) para os dias 02, 03 e 04 de Fevereiro de 2018.

 

VÍDEO INTERNATIONAL SAMBA CONGRESS

 

 

 

O ingrediente do sucesso do International Samba Congress pode ser claramente visto na foto abaixo. O segredo revelado está no simples detalhe de que quando as pessoas se encontram e movidas pelo amor e união alcança-se o melhor resultado. E este foi a felicidade expressa em cada rosto de cada uma das pessoas que puderam estar presentes e vivenciar este momento.

 

                      Organizadores e Professores do International Samba Congress Foto: ISC

 

 

O Congresso contempla aulas de diversas vertentes do samba e outros ritmos brasileiros, aulas de percussão, aulas de pandeiro, rodas de conversa com pesquisadores, apresentações de diversos grupos e Cias de dança e ainda a Competição de Malandro Feminino – Adriana Lima. Tudo o que rolou neste primeiro e que impactou a terra do cinema, transformando-a em santuário do samba pode ser visto na fan Page International Samba Congress.

 

 

 

Matéria:

Flávia Abreu

Public Relations Specialist
+ 33 07 88913952 / + 55 21 998498999

 

 

 

 

Please reload